Arquivo do blogue

sábado, 14 de janeiro de 2017

WHOLE30


Tenho andado a pesquisar e a ler sobre esta dieta/estilo de vida, que promete revolucionar a forma como nos relacionamos com a comida e fazer um "reset" ao nosso organismo.

Não se trata de um método para emagrecer, mas sim uma desintoxicação do organismo face a todos os compostos viciantes que estão presentes na maioria dos alimentos que consumimos (desde aos açúcares escondidos, como a quantidade de E e outros conservantes que ninguém sabe o que são)
Ou seja, é uma tentativa de melhorar a nossa saúde, tanto física como psicológica, cortando com todos os produtos que são potenciais "trigger points", neste caso que possam causar algum tipo de inflamação no nosso corpo.
 
Diz que é possível acabar com aquela vontade súbita de comer um pacote de bolachas seguido, acabar com as insónias e dores menstruais, melhorar a pele e cabelo, melhorar a regulação hormonal e intestinal.


Para estas maravilhas todas acontecerem basta que durante 30 dias consecutivos se eliminem determinados alimentos do nosso dia a dia. Dizer isto assim até parece fácil, mas aviso que fazer é bem mais complicado.

E o que raio vamos ter que eliminar da nossa alimentação???

 - Todo o tipo de açúcar e substitutos - é preciso ler rótulos, porque tudo o que é doce é viciante e por isso proibido, nada de mel, nem xilitol, nem glicose ou sacarose;
- Nada de álcool (nem para cozinhar);
- Grãos, vamos ter que dizer não aos grãos -  e isso inclui trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz,  grãos torrados, sorgo, amaranto, grãos germinados e mesmo os que não têm glúten como quinoa;
- Leguminosas (que também são grãos)feijão de todos os tipos (preto, vermelho, pinto, marinho, branco, Lima, fava, etc), ervilha, grão de bico, lentilhas e amendoins, a soja também é proibida;
- Lacticínios também são proibidos - não desesperem bebida de coco ou amêndoa é possível, desde que seja 100%natural, ou seja, vão ter que fazer em casa;- Nada de conservantes como nitritos, sulfitos, MSG;
- também não se pode recriar as gordices, nada de fazer muffins com farinha de amêndoa e tâmaras, porque isso é enganar o nosso cérebro e a vontade por doces irá manter-se.
Resumindo - temos que comer comida de verdade, que não vem embalada, voltar às raízes. É um quase paleo mas melhor, muito melhor no meu ponto de vista.

No próximo mês vou tentar seguir este tipo de alimentação e ir pondo aqui algumas regras e o que vou sentindo tanto física como psicologicamente, mas como sabem não sou muito boa a cumprir este tipo de coisas por isso vamos lá ver como correr. 







Sem comentários:

Enviar um comentário